GC Experts

TSUNAMI NAS STARTUPS

Leitura indicada para Startups e Scaleups sobre Enxugamento das Operações.

Escrito por Gaspar Carreira Jr.

Contra fatos não há argumentos. A onda das demissões chegou às startups.

Não acredito em tsunami, pois ondas vão e vem. Mas não dá para deixar a prancha de lado e achar que está tudo bem. É bom olhar o mar e ver para que lado surfamos melhor, a boas ondas são para surfar, mas outras para evitar ou o caixote será certo.

Alguns exemplos, públicos do primeiro semestre de 2022:

Ebanx
A empresa de pagamento presente em mais de 15 países e com clientes gigantes como a AliExpress, Shopee, Uber, Airbnb e Shein não se livrou de reduzir 20% do quadro de funcionários para ajustar a sustentabilidade de suas operações.

Kavak
Atuando em compra e venda de carros usados, o resultado de vendas esperado não veio e cerca de 300 pessoas foram demitidas. No mês de junho particularmente reparei bastante nas ativações da marca nos shoppings de São Paulo, um claro investimento em reversão do quadro.

Quinto Andar e Loft
Os unicórnios brasileiros do setor imobiliário que agitaram o mercado com grandes investimentos em propaganda e publicidade também alinharam seu quadro a realidade atual. Cerca de 150 funcionários desligados em cada uma.

Há correntes que atribuem este fato a um erro de direção e gestão: ausência de governança, diretrizes estratégicas superficiais e com elevado nível de otimismo e excesso de caixa para investimento.

Outros defendem que a cultura ágil onde arriscar, errar e ajustar permite este tipo de encolhimento. Como empresas imaturas ainda em seu ciclo de negócio e dependentes de um dinheiro que secou, desacelerar e enxugar é o correto.

Fazendo meu judicie: não há resposta única. Pode ser erro, pode ser tática de continuidade.

O ponto é a reflexão. Dos fundadores, investidores e dos conselheiros.

E para aqueles que a onda ainda não bateu, atenção redobrada. Para acertar e ajustar com bons profissionais. Enquanto há tempo.

 

Confira como podemos ajudar na GC Experts.

 

Para mais leitura sobre Startups e Scaleups confira:

Investidores e Governança – Rédeas para o Unicórnio

Enxugamento das Operações – Tsunami nas Startups

Captação de recursos no mercado – Investimento (quase sem erros)

 

2 thoughts on “TSUNAMI NAS STARTUPS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *