RÉDEAS PARA O UNICÓRNIO
TSUNAMI NAS STARTUPS
Leitura indicada para Startups e Scaleups sobre Investidores e Governança.
Escrito por Gaspar Carreira Jr.
Você investe em startup?
Independentemente de sua resposta, acredito que já tenha ouvido falar de agilidade, na gestão da tentativa, erro e ajustes na busca do MVP e do market fit. Numa estrutura lean com o fundador e poucos funcionários na operação, com o mínimo de pivotagem. Com a tração a startup transforma-se numa scaleup e quem sabe um dia um unicórnio…
Quase precisamos de um glossário para melhor entender esse ecossistema.
E estou falando de uma realidade que vivo, como investidor em startups.
Chamo a atenção aqui para o ponto de inflexão perigoso: quando a velocidade cai para o descontrole. O equilíbrio é que mantém tudo em movimento. Importante reflexão independente de que lado do ecossistema você está: empreendendo ou investindo.
Startup em uma frase: Instituição humana, que busca desenvolver um produto ou serviço para sanar uma dor existente no mercado, preferencialmente de forma inovadora e disruptiva, gerando um negócio altamente escalável, num ambiente de alta incerteza, logo com alta probabilidade de não dar certo.
Pelo menos 25% “morrem” em menos de 1 ano, 50% fecham seus negócios em até 04 anos e apenas 25% ultrapassam os 13 anos de vida.
Os princípios de governança e modelos de gestão adotados por grandes empresas poderiam ajudar na travessia do Vale da Morte. Só que adaptados ao tamanho e perfil da nova economia.
Gestão e governança mais construtivistas e hands on, onde os executivos e conselheiros precisam trabalhar mais em conjunto na busca da construção de indicadores de negócio (KPIs e OKRs), provocações estratégicas, apoio em operações de M&A, rodadas de investimento, modelos mais atuais de remuneração com o partnership, e com certeza na busca de talentos capazes de trabalharem nesse ambiente veloz, multidisciplinar e de alta incerteza.
Compartilho a excelente pesquisa realizada pela Better Governance e apresentada pela Sandra Guerra no Valor Econômico.
Quais os reais motivos que levam founders e empresários a não acreditarem na governança? Ou a demorarem tanto a acreditar?
Confira como podemos ajudar na GC Experts.
Para mais leitura sobre Startups e Scaleups confira:
Investidores e Governança – Rédeas para o Unicórnio
Enxugamento das Operações – Tsunami nas Startups
Captação de recursos no mercado – Investimento (quase sem erros)