Finanças Criativa
Leitura indicada para Empresas sobre Planejamento Financeiro e Estratégia de Negócios
Escrito por Gaspar Carreira Jr.
Finanças Criativa?
Dando continuidade a publicação da GC Experts (se você perdeu, link para o artigo ao fim desta matéria), reforço que não há GÊNIO DA LÂMPADA em Finanças!
Empresários de sucesso, com forte tino comercial, trabalho duro e intuição, para continuarem a evoluir com seus negócios de forma perene e sustentável precisam cuidar do essencial. Buscar apoio para desenvolver suas empresas de forma planejada, estruturada, com base em relatórios financeiros e de performance faz toda a diferença para a inovação.
Com a casa arrumada é possível inovar nas relações ou oportunidades financeiras, adotar soluções criativas para alcançar novos patamares, afinal é só na imagem preconceituosa que finanças é “quadrada”! As grandes oportunidades estão na gestão empresarial, além da área financeira per si: as prioridades e metas (“SMART”), com visão de curto, médio e longo prazo.
Começo assim minha reflexão prática sobre finanças criativa ou transformadora ou finanças e inovação. Temas que tenho ouvido com frequência, pois em tempos caóticos, há a exigência de pensamentos não lineares.
Como não sou Gênio da Lâmpada, mas tenho décadas de experiências, listo algumas dicas para a trabalhar a criatividade:
· Relacionamento com fornecedores para reduzir prazos de entrega e preço e aumentar prazos de pagamento – atuar com o fornecedor como parceiro de negócio – pensar junto!
· Investir no processo de crédito e estratégia de cobrança, diversificar os meios de pagamento, reduzindo prazos de recebimento e inadimplência.
· Terceirizar atividades “non core”, buscando mais eficiência e redução de custos.
· Avaliar estrutura societária, regime fiscal, portfólio de produtos e serviços, logística, na busca de maior eficiência tributária.
· Padronizar processos, procedimentos, objetivando maior eficiência operacional.
· Ter foco em custos, dos maiores para os menores, elaborar um orçamento base zero, sempre ajuda na identificação de “custos invisíveis”.
· Ter indicadores, pois só medindo sabemos onde estamos e onde podemos chegar, revisando velhas práticas com discussão, escuta ativa e principalmente testando possibilidades. Importante não se fechar ao novo!
As prioridades nesta lista são a combinação entre estratégia, necessidades táticas da operação e prontidão da empresa para empreender nesta frente. Em qualquer das combinações, garanto que vale a pena investir.
O caixa e a saúde financeira SEMPRE agradecem! Conte conosco. Entre em contato.
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